O Programa “Os Anos Incríveis” faz parte de um conjunto de programas de educação parental, da autoria de Carolyn Webster-Stratton. Este programa é baseado em evidências e provam ser eficazes no aumento de práticas parentais positivas e apoiantes; na redução de práticas parentais negativas; na redução dos problemas de comportamento de crianças, nomeadamente problemas de oposição, falta de atenção,impulsividade e hiperatividade; e no aumento de comportamentos pró-sociais da criança, em casa e na escola.

Este workshop, de carácter prático, tem a duração de 21 horas (3 dias), e é essencial para garantir a qualidade das intervenções implementadas por técnicos na comunidade e na comunidade clínica e um pré-requisito para a investigação com o Programa Básico para Pais. Os participantes serão certificados pela agência “The Incredible Years”, em Seattle.

Destinatários:
Psicólogos, Pedopsiquiatras, Enfermeiros, outros profissionais de Saúde Mental; Educadores, Professores, Outros profissionais da Educação; Educadores Parentais; outros técnicos que trabalhem com pais.

Objectivos
– Capacitar os formandos nos principais conteúdos e estratégias do programa Anos Incríveis Básico para Pais;
– Treinar os formandos nos principais métodos dos Anos Incríveis;
– Promover o desenvolvimento do modelo colaborativo na abordagem do programa em grupo de pais;
– Capacitar os formandos para a implementação de grupos de pais com o programa Anos Incríveis;
– Informar os formandos sobre o processo de certificação/acreditação dos líderes.
Conteúdos
Dia 1: Apresentações, visão geral dos programas, resultados da investigação. Regras do grupo. Metodologias e processos do programa. Conteúdos do programa. Logística do programa. Modelar o encerramento de uma sessão.
Dia 2: Modelar o início de uma sessão. Metodologias e processos do programa. Conteúdos do programa. Maximizar os resultados. Modelar o encerramento de uma sessão.
Dia 3: Modelar o início de uma sessão. Metodologias e processos do programa. Conteúdos do programa. Terminar um grupo. Adaptar o programa a diferentes populações. Processo de certificação/acreditação dos líderes.

Formadoras:
Dra. Andreia Fernandes Azevedo (Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta certificada pela APTC no Psikontacto; Co-fundadora da Associação Pais como Nós; Investigadora na Equipa dos Anos Incríveis da FPCE-UC; Doutorada em Psicologia Clínica; Formadora nas áreas da Intervenção Parental e Psicopatologia em Crianças e Adolescentes; facilitadora, Supervisora certificada e mentora em formação no Programa Básico para Pais)

Dra. Tatiana Carvalho Homem (Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta certificada pela APTC no Psikontacto; Co-fundadora da Associação Pais como Nós; Investigadora na Equipa dos Anos Incríveis da FPCE‐UC; Doutorada em Psicologia Clínica; Formadora nas áreas da Intervenção Parental e Psicopatologia em Crianças e Adolescentes; Facilitadora, Supervisora certificada e mentora em formação no Programa Básico para Pais)

Datas:
25, 26, 27 de outubro 2018

Local:
ADOLESCERE – Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente

Horário: 09h30-13.00h / 14.00h-17.30h

Investimento:
500.00 € (inclui certificado, livro “Os Anos Incríveis” e materiais de suporte).

Mais informações e/ou inscrições através dos contactos:

paiscomonos@gmail.com
919 044 195 | 962 826 822

geral@adolescere.com
914 060 449

 

 

Share

Deixe uma resposta