O âmbito de intervenção da Associação Adolescere assenta na elaboração e desenvolvimento de projetos em prol da defesa dos direitos das crianças, adolescentes e das suas famílias bem como em projetos de ação e formação para profissionais cuja área de trabalho seja referente a este público–alvo.

A Adolescere pretende ter uma ação muito alargada na região, tendo para isso um vasto leque de projetos a implementar.

De todos esses projetos, alguns já estão a ser postos em prática, mas outros sê-lo-ão num futuro que se deseja próximo.

“O Teatro vai à Escola” é um dos projetos desenvolvidos em parceria com o Teatro Aramá, da cidade do Porto, levando o teatro às escolas do concelho de Braga com o objetivo de proporcionar junto do público escolar um encontro para a reflexão e para o diálogo entre o teatro e a realidade. O objetivo principal deste projeto é dialogar e refletir sobre valores e princípios, sobre inquietações, medos, desejos e outras questões abordando, temas como o bullying, a violência no namoro, a gravidez na adolescência, a identidade sexual, as questões de género, entre outras, que coincidem com a vida das crianças e dos adolescentes e, em certos aspetos, como a vida dos adultos.

– “Cuidar+, Programa de Competências Parentais apresenta-se em formato grupal, dividido por sessões temáticas e contem um enorme potencial, constituindo uma excelente oportunidade para melhorar os níveis de informação bem como as competências educativas parentais. O Programa Cuidar+ pretende promover (quer em contexto institucional, quer em contexto escolar) um espaço aberto de discussão e de oportunidade para os pais adquirir novas competências e ferramentas para educar os seus filhos para que estes se tornem adultos equilibrados, realizados e felizes.

Numa perspetiva de complementaridade às respostas de intervenção social e comunitária da Adolescere, nomeadamente na área da infância e juventude, criamos um CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, que se encontra licenciado e em funcionamento limitado aos recursos existentes, aguardando acordo de cooperação com a tutela.

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