O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e a ADOLESCERE reforçaram a parceria existente desde outubro de 2020, no âmbito do Programa ACOLHER, que acolhe famílias monoparentais femininas refugiadas e jovens estrangeiros refugiados não acompanhados.
A cerimónia decorreu na terça-feira, no edifício do gnration, e contou com a presença da Alta-Comissária para as Migrações, Dra. Sónia Pereira, da Secretária de Estado para a Integração e Migrações, Dra. Cláudia Pereira, com a presença da Coordenadora do Núcleo de Apoio à Integração de Refugiados (NAIR), Dra. Miriam Gonzaga, com a presença do Dr. Tiago Marques e Dra. Inês Castro do ACM, com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio e com a Presidente da ADOLESCERE, Dra. Carla Fernandes.
O programa “ACOLHER – Famílias Monoparentais Refugiadas” é uma resposta que pretende melhorar as condições de acolhimento e de integração de mães e dos filhos menores de idade que escolhem Portugal como um destino estável, longe de perseguições, de guerras e das constantes violações dos direitos fundamentais a que estão sujeitos nos seus países de origem.
E para dar testemunho dessas vivências, durante a cerimónia, foi também apresentado o livro “Travessia” (produzido pela organização Ambigular, em parceria com a ADOLESCERE) que narra as histórias de vida de seis das nove mães que acolhemos e acompanhamos, oriundas do Iraque, Nigéria, Sudão e Sudão do Sul que atravessaram países e fronteiras, para encontrarem em Braga um novo começo, em segurança.
O livro “Travessia” tem o custo de 10€ e pode ser adquirido através sites da ADOLESCERE e da Ambigular ou através das páginas de Facebook das duas organizações.
Share

Deixe um comentário