Já abrimos as portas da Casa Sorriso 🚪🙂 🎉, localizada a 8km e a 10 minutos do centro urbano de Braga (em Santa Lucrécia de Algeriz) 🙂
Após as obras de requalificação e adaptação do espaço, esta Casa é um projeto que responde já às necessidades de um público-alvo específico, mas muito representativo na cidade de Braga, que são as crianças filhas de famílias sem retaguarda familiar e/ou institucional, por exercerem atividades laborais com horários atípicos (trabalhadores por turnos, famílias monoparentais, entre outras). Este projeto é dirigido a famílias com crianças até aos 14 anos de idade.
A #CasaSorriso foi sonhada para dar resposta a este tipo de população desprotegida e tantas vezes invisível aos olhos da comunidade e que passa por acolher as crianças, prestando-lhes e assegurando-lhes (em regime diurno e/ou noturno) um ambiente seguro bem como todos os cuidados e necessidades básicas (fisiologia, segurança, necessidades sociais e de auto-estima, autorealização, educação, saúde e lazer). Para além do acolhimento, propomos também desenvolver e difundir outras atividades dirigidas às crianças, adolescentes e às suas famílias, que sejam promotoras da igualdade de oportunidades e da justa participação social.
Agora, o sonho tornou-se realidade e somos já a rede social de apoio e a alternativa a estas famílias que não possuem qualquer tipo de retaguarda e que lhes permite manter os seus filhos em segurança, no seu meio natural de vida e na escola, ao mesmo tempo que mantêm os seus postos de trabalho.
A #CasaSorriso e a Adolescere apoiam também as famílias na potencialização dos recursos existentes na comunidade e tão necessários à permanência das crianças no seu seio familiar, prevenindo situações de risco e/ou perigo que possam ser passíveis de abertura de processos de promoção e proteção nos organismos responsáveis (CPCJ ou Segurança Social).
Com a abertura da #CasaSorriso esperamos melhorar significativamente a qualidade de vida das crianças e das suas famílias, garantir as suas necessidades básicas e o seu bem-estar, garantir a manutenção dos postos de trabalho dos pais, promover a sua estabilidade familiar e financeira, diminuir o número de crianças sinalizadas na CPCJ com problemáticas motivadas pelos contextos laborais dos pais e sensibilizar e envolver a comunidade nesta realidade social.
Pode fazer a inscrição d@(s) seu(s) filh@(s) ou obter mais informações através do email geral@adolescere.pt ou do contacto telefónico: 914 060 449
 
Share

Deixe um comentário