O que é o projeto?
Com o projeto, queremos envolver os jovens refugiados e migrantes acolhidos na cidade de Braga, e da comunidade local na criação de um serviço de informação para jovens, focado na promoção da solidariedade, valores e instituições europeus, bem como nas oportunidades promovidas pela União Europeia dirigidas aos menores de 30 anos e, também assim, promover a inclusão de jovens com menos oportunidades.

O projeto é motivado pela necessidade de apoiar o desenvolvimento do pensamento crítico dos jovens na nossa comunidade, de disseminar oportunidades europeias entre os jovens, de compensar a falta de pontos de referência confiáveis para obter informações sobre projetos de mobilidade internacional (trocas, cursos de capacitação, etc.), promovendo o comprometimento, o espírito de iniciativa, o altruísmo das crianças, inclusão, com o valor agregado inquestionável de tornar os jovens protagonistas, até menores na vida de nossa comunidade local.

Nos últimos meses, diante da participação em uma série de atividades sobre pensamento crítico, participação democrática e alfabetização mediática, os jovens membros do grupo desenvolveram uma sensibilidade particular em relação a esses problemas, percebendo como existem carências nesta matéria e que podem, numa estratégia, entre pares, desenvolver uma solução mais impactante.

Mais uma vez, a participação no projeto visa apoiar o alargamento das competências transversais dos jovens participantes (capacidade de diagnóstico, relacionamento, comunicação, organização do trabalho, gestão do tempo, adaptação a diferentes ambientes culturais, gestão do stress aptidão para o trabalho em equipa, espírito de iniciativa e flexibilidade).

Objetivos e Resultados?

O projeto tem por objetivo melhorar as informações sobre os programas europeus de apoio à juventude, através da criação de um espaço/revista on-line atualizada semanalmente pelo grupo proponente, e também uma versão acessível para jovens refugiados. Ainda apoiando a iniciativa da juventude na comunidade local e promovendo o desenvolvimento de habilidades transversais.
Mais uma vez, no final do projeto, os participantes poderão promover o projeto implementado e ser um fator estimulante, com o objetivo de criar um efeito multiplicador e transferir experiências inspiradoras e conhecimentos para outros jovens.
Finalmente, desenvolver iniciativas de divulgação de informação europeia na comunidade local aumentará o número de fontes de informação, oportunidades de discussão com decisores políticos e entidades e, portanto, partilha de opiniões.

Áreas de ação
Recepção e integração de refugiados e migrantes
Identidade, cidadania e valores europeus
Colmatar a divisão intercultural, intergeracional e social

Informação e Atividades: https://www.facebook.com/hashtag/mobe_te

Projeto de solidariedade do Erasmus+? O que é?

Um projeto de solidariedade é uma atividade que um jovem pode realizar com um grupo de cinco ou mais pessoas com o intuito de contribuir para uma mudança positiva na comunidade local. É criado e implementado pelos próprios jovens no local onde vivem.

Pensa nos problemas que existem na tua vizinhança e nas causas que te são queridas. O projeto deve ser dedicado a problemas existentes na tua comunidade, mas pode também ajudar a resolver problemas regionais ou mesmo nacionais. Para além de dar resposta a desafios locais, um projeto de solidariedade deve igualmente demonstrar o valor europeu da iniciativa, ao ter em conta as prioridades identificadas a nível europeu como, por exemplo, a inclusão, as alterações climáticas, a participação democrática, a cidadania ou a igualdade de género.

O projeto pode durar entre dois e 12 meses e desenvolve-se principalmente a tempo parcial, de forma a que te possas dedicar a ele no teu tempo livre.

Share

Deixe um comentário