O que é o projeto?
Europa: a informação para TODOS quer criar um canal de comunicação e apoiar a disseminação de valores europeus, oportunidades europeias e regionais de apoio à juventude entre os jovens da comunidade local e tornar a informação acessível a todos os jovens.

O projeto visa tornar as informações para todos mais acessíveis e permitir que os jovens participantes verifiquem sua composição e criação. Pretende melhorar a alfabetização mediática e a capacidade de ler e ouvir jovens da Braga.
O projeto visa facilitar a cooperação e a solidariedade entre jovens de diferentes contextos socioeconómicos e de deficiência, com o objetivo de criar um projeto inclusivo para adquirir novas habilidades e gerar potencial organizacional, criativo e pessoal não expresso.
O projeto tem duração de 12 meses e o estabelecimento de um corpo editorial, atividades e reuniões no território que visam a discussão de valores e questões europeus de interesse dos jovens.

Objetivos e Resultados?

O projeto tem por objetivo melhorar as informações sobre os programas europeus de apoio à juventude, através da criação de um espaço/revista on-line atualizada semanalmente pelo grupo proponente, e também uma versão acessível para jovens surdos. Ainda apoiando a iniciativa da juventude na comunidade local e promovendo o desenvolvimento de habilidades transversais.
Mais uma vez, no final do projeto, os participantes poderão promover o projeto implementado e ser um fator estimulante, com o objetivo de criar um efeito multiplicador e transferir experiências inspiradoras e conhecimentos para outros jovens.
Finalmente, o nascimento e o desenvolvimento de um canal de informação europeu na comunidade local aumentará o número de fontes de informação, oportunidades de discussão com decisores políticos e entidades e, portanto, partilha de opiniões.

Projeto de solidariedade do Erasmus+? O que é?

Um projeto de solidariedade é uma atividade que um jovem pode realizar com um grupo de cinco ou mais pessoas com o intuito de contribuir para uma mudança positiva na comunidade local. É criado e implementado pelos próprios jovens no local onde vivem.

Pensa nos problemas que existem na tua vizinhança e nas causas que te são queridas. O projeto deve ser dedicado a problemas existentes na tua comunidade, mas pode também ajudar a resolver problemas regionais ou mesmo nacionais. Para além de dar resposta a desafios locais, um projeto de solidariedade deve igualmente demonstrar o valor europeu da iniciativa, ao ter em conta as prioridades identificadas a nível europeu como, por exemplo, a inclusão, as alterações climáticas, a participação democrática, a cidadania ou a igualdade de género.

O projeto pode durar entre dois e 12 meses e desenvolve-se principalmente a tempo parcial, de forma a que te possas dedicar a ele no teu tempo livre.

 

Share

Deixe um comentário