ADOLESCERE assina Acordo de Cooperação para CAFAP

Foi, numa perspetiva de complementaridade às respostas de intervenção social e comunitária, nomeadamente na área da infância e juventude, que foi protocolado e assinado, ontem, o Acordo de Cooperação para a resposta Social CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental entre a ADOLESCERE – Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente e o Centro Distrital da Segurança Social de Braga, com a presença do Sr. Diretor do Centro Distrital do ISS, Dr. João Ferreira e do Diretor da Unidade de Desenvolvimento Social, Dr. José Sá.

“Sentida a necessidade de criar um serviço especializado no acompanhamento às crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social, o CAFAP “Espaço ADOLESCERE”, integra-se nos objetivos desta mesma Associação e permitem um trabalho multidisciplinar, integrado, interativo intra e inter institucional com a comunidade, visando promover uma intervenção de sucesso junto das crianças, adolescentes e das suas famílias” refere Carla Fernandes, Presidente da ADOLESCERE.

Após a obtenção do licenciamento por parte do Instituto da Segurança Social para a resposta social de CAFAP, em 2019, a ADOLESCERE obteve agora, o Acordo de Cooperação para a referida resposta social nas três modalidades Preservação Familiar, Reunificação Familiar e Ponto de Encontro Familiar.

Esta nova resposta social garantirá resposta a 100 famílias com crianças e jovens em risco psicossocial do concelho de Braga e nos concelhos limítrofes, com o objetivo de melhorar a qualidade das relações familiares, atenuando os fatores de risco e perigo, através da promoção de uma parentalidade positiva.
Ainda para Carla Fernandes, esta nova valência é o culminar de muito esforço, empenho e dedicação e vem dar resposta a uma das prioridades enunciadas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco e pelo Plano de Desenvolvimento Social do Município, tendo então como objetivo central a prestação de um serviço de apoio especializado às famílias com crianças e jovens vocacionado para a prevenção e reparação de situações de risco psicossocial mediante o desenvolvimento de competências parentais pessoais e sociais das famílias, que desenvolva ações regulares e sustentadas, que promovam a parentalidade positiva tendo em conta o desenvolvimento integral das crianças e jovens no seio familiar.

Share

Deixe um comentário