A Adolescere disponibiliza serviços e outras iniciativas que promovam o bem – estar e qualidade de vida das crianças, dos adolescentes, das famílias e da comunidade, nomeadamente o apoio a crianças e adolescentes em situação de risco social e a sua integração e inclusão social e comunitária.
Serviços disponíveis
Gab. Apoio à Criança e Adolescente
O Gabinete de Apoio à Criança e ao Adolescente disponibiliza um conjunto de serviços, através dos quais se estabelece uma rede de parcerias com várias entidades e promove um trabalho articulado entre Entidades – Gabinete – Escola – Famílias. Estes serviços objetivam a prestação de um serviço de qualidade no apoio à infância e à adolescência e proporcionam uma resposta mais integrada e eficaz aos casos identificados como problemáticos.
Para a concretização deste objetivo, a Associação Adolescere tem à disposição uma equipa multidisciplinar especializada que prestará os seguintes serviços e dinamizará ações para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes em situação de risco social e emocional:
– Atendimento, aconselhamento e acompanhamento psicológico;
– Acompanhamento ludoterapêutico e psicoterapêutico;
– Apoio jurídico;
– Apoio multidisciplinar a crianças e adolescentes vítimas de maus tratos físicos e psicológicos;
– Formação de grupos de adolescentes, promovendo sessões de debate, partilha e reflexão sobre temas considerados pertinentes por esta população-alvo (bullying, violência no namoro, violência doméstica, sexualidade, igualdade de género, infodependência, entre outros);
– Adotar e fomentar a prática cultural, desportiva, recreativa, artística, social e outras, como instrumentos de intervenção multidisciplinar, funcionando como fatores de inclusão social e desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes;
– Assumir a educação e a formação como fatores de diferenciação estratégica e promotoras da inclusão social das crianças, dos adolescentes e das suas famílias;
– Adotar a cultura, a arte e o desporto como instrumentos de intervenção multidimensional;
– Assumir o trabalho em rede como uma metodologia de intervenção privilegiada.
O serviço de Psicologia disponibiliza:
- Consultas psicológicas individuais para crianças/adolescentes, adultos e famílias identificadas com problemas ou dificuldades no domínio cognitivo, sócio-afetivo, comportamental, familiar entre outras.
- Consultas psicológicas dirigidas a grupos de crianças/adolescentes identificados como grupos de risco, com o objetivo de prevenir a ocorrência de problemas (absentismo e/ou abandono escolar, comportamentos de risco, bullying, delinquência juvenil, adições, entre outros)
- Programas individuais ou de grupo de formação em educação parental positiva
- Programas de formação em competências sociais
- Programas e atividades de caráter preventivo/promocional
- Diagnóstico e intervenção em Dificuldades de Aprendizagem
- Diagnóstico e intervenção em Necessidades Educativas Especiais
- Orientação Vocacional e Profissional
- Parcerias/colaboração com outros projetos e serviços da comunidade, nomeadamente articulação com: escolas secundárias e profissionais da área envolvente; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens; Instituto de Emprego e Formação Profissional; Segurança Social; Centros de Saúde, Juntas de Freguesia e outros, com vista a uma intervenção coordenada de vários serviços na resolução cooperativa dos problemas e encaminhamento de crianças/adolescentes cujas problemáticas ultrapassem o âmbito de intervenção deste Serviço.
- Colaboração com projetos em desenvolvimento na comunidade educativa, nomeadamente na área do combate ao abandono escolar, absentismo escolar e outros aspetos que comprometam a não conclusão da escolaridade obrigatória.
Coordenação: Dra. Isabel Santos.
Gab. Mediação Familiar
A mediação Familiar é um processo de natureza cooperativa, voluntário e confidencial, conduzido pelo mediador familiar de uma forma imparcial e no qual as partes devem envolver-se pessoal e ativamente na concretização de um acordo que melhor satisfaça os seus interesses.
Recorrer à Mediação Familiar significa edificar, com a ajuda do mediador, um projeto de vida futuro para aquela determinada família (porque embora de forma diferente, ela continua a ser uma família), para além do termo da relação conjugal. Optar pela Mediação Familiar é optar por procurar construir um novo modelo de relacionamento não conflitual, uma parceria entre os membros da família que, tendo mudado de forma, mantém as suas funções de criar e educar o(s) seu(s) filho(s).
Gab. Mediação Escolar
A sua implementação decorre em contexto escolar, em parceria com várias escolas do concelho de Braga e tem como objetivos principais melhorar o clima escolar e promover a socialização dos alunos e a produção de identidades sociais, através da criação de novos espaços de socialização e de modelos alternativos de gestão de conflitos e das relações sociais, em contexto escolar.
O Gab. Mediação Escolar pretende prevenir o insucesso escolar e a indisciplina, promover a participação ativa de todos os agentes educativos, apoiar os alunos no sentido de desenvolverem competências de prevenção, resolução e redução de conflitos uns com os outros, desenvolver estratégias de inserção eficaz na comunidade, estabelecer parcerias estruturadas e eficazes entre todos os agentes educativos. Para cumprir estes objetivos, este serviço desenvolve:
a) Ações de sensibilização e de divulgação do projeto a toda a comunidade escolar;
b) Oficinas de formação de professores-mediadores e de alunos-mediadores;
e) Diagnóstico sobre a tipologia de conflitos existentes na escola e as respetivas estratégias de resolução;
f) Mediação socio cultural entre pares e etnias diversas;
g) Criação de Gabinetes de Mediação em contexto escolar;
i) Seminários temáticos;
j) Elaboração de um manual de referência de Mediação de Conflitos em Contexto Escolar.
Formação
O Departamento de Formação é um serviço criado pela Adolescere para responder às necessidades de uma maior oferta de formação inovadora quer para crianças, adolescentes e para as suas famílias, quer para profissionais que trabalhem nesta área de intervenção.
Contribuindo para a sustentabilidade da Associação e para a continuidade de outros projetos de cariz social, o Departamento de Formação Adolescere dedica-se ao desenvolvimento de ações de formação diversas, promotoras de mudança e de transformação pessoal e social, tendo como missão desenvolver ações de formação de qualidade, acreditadas, que pelo seu carácter multidisciplinar e inovador, ajudam os seus utentes e os profissionais das diferentes áreas a crescer e a progredir, pessoal e profissionalmente.
A Adolescere disponibiliza o serviço de Supervisão Técnica com o objetivo de colaborar com as Equipas Técnica e Educativa das Casas de Acolhimento Residencial para assegurar a qualidade do acolhimento dos jovens e o alinhamento das Equipas com a missão e valores de cada instituição.
A Supervisão Técnica visa o bom funcionamento de cada organização e auxiliando na avaliação das necessidades sentidas pelas Equipas promovendo, sempre que necessário, a mudança organizacional, envolvendo todos os intervenientes numa reflexão conjunta sobre as diversas formas de atuação e de intervenção.
A Supervisão impulsiona o melhor desempenho possível das Equipas Técnica e Educativa, ajudando a clarificar os processos de trabalho, planeando a qualificação profissional das Equipas, incentivando a uma maior fluência comunicacional entre as mesmas e proporcionando momentos de autoavaliação das intervenções e desempenho, tendo sempre em conta os objetivos planificados e sobretudo a intervenção mais eficaz com os jovens acolhidos (I. Gomes, 2010).