ENQUADRAMENTO

Face ao elevado número de jovens em situação de abandono escolar e em transição para a vida ativa (a chamada geração NEET – Not in Education, Not in Employment, Not in Training) chamámos a este projeto de formação para jovens adultos TEENS IN`EET (in Education, in Employment, in Training) e visa a recuperação dos défices de qualificação, escolar e profissional, através da aquisição de competências sociais, relacionais, técnicas e profissionais, que lhes permitam ingressar num mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.

O TEENS IN`EET é um Projeto desenhado para a Inclusão de Públicos Vulneráveis e que contribua para diminuir ou erradicar as dificuldades que sentem e que enfrentam no acesso às estruturas de integração socioprofissional.

‘ (TEENS IN`EET – in Education, in Employment, in Training)

O tipo de abordagem que irá ser utilizada será a promoção do desenvolvimento pleno e integral dos jovens e dos seus projetos de vida que, sendo este um projeto de inclusão social, lhes permita a ligação ao mercado de trabalho. Este Projeto pretende que os jovens se conheçam, que valorizem as suas capacidades e as suas tomadas de decisão e pressupõe a realização de um percurso em direção ao exercício da cidadania plena, da igualdade, da coesão e da equidade social.

‘ ( TEENS IN’EET – também se lê TEENS IN IT ), powered by WebHelp

Desejamos abordar com estes jovens em transição para a idade adulta, o desenvolvimento da sua autodeterminação, das suas potencialidades, competências e reais necessidades e interesses pessoais e, por outro lado, um exercício de tomada de consciência da oportunidade para alimentar aspirações, sonhos, ultrapassar obstáculos e projetar o futuro, tendo sempre presente a valorização das experiências pessoais, sociais e profissionais que este projeto lhes vai proporcionar.
O Teens in`EET será um evento dinâmico que pretende acompanhar os jovens na aquisição de conhecimentos e de experiências e a sua aplicação através de sessões práticas.

DESTINATÁRIOS
Jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos, de ambos os sexos.
Este projeto integrará grupos de jovens com 12 a 15 elementos (no máximo) e será desenhado para ser dinamizado em percursos de 75 horas para cada grupo (em formato presencial).

OBJETIVOS
Este projeto tem como objetivos principais:
• Promover competências pessoais, sociais, relacionais e profissionais junto dos(as) jovens em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a sua valorização;
• Investir no desenvolvimento dessas competências para fomentar a transformação de
hábitos e a modificação de comportamentos;
• Formar os jovens para uma conceção de adulto em que se revejam como sendo eles os “autores e atores” da sua formação e do seu percurso pessoal, social e profissional;
• Dinamizar ações que contribuam para diminuir as dificuldades que estes jovens enfrentam no acesso às estruturas de inserção socioprofissional, através da dotação de ferramentas e conhecimentos

CONTEÚDOS | UNIDADES DE FORMAÇÃO
• Relacionamento Interpessoal (Módulo I) – 25h
• Desenvolvimento Pessoal e Técnicas de Procura de Emprego (Módulo II) – 25 H
• Componente de Carácter Prático (Módulo III) – 25H

– Ensino do Programa IT
A Formação e o ensino da aplicação deste Programa ficará a cargo da Inoventos, empresa de desenvolvimento de tecnologias de informação, parceira da ADOLESCERE e com recursos humanos capacitados para formação certificada, desenvolvendo UFCD na área tecnológica de acordo com o catalogo nacional de qualificações e perfil do grupo de formação: desde introdução à informática, ferramentas de produtividades, edição de imagem e vídeo ou redes sociais; bem como de ensino da língua estrangeiras.

WORKSHOPS

Estes workshops da responsabilidade da Webhelp, serão um apoio importante na componente prática com vista a gerar mais oportunidades de integração aos participantes.

LOCAL: Este Projeto será desenvolvido nas instalações da Webhelp, situadas no Centro Empresarial de Braga, Loteamento da Misericórdia, Lote A4, 4705 – 319, Ferreiros, Braga

Share

Deixe um comentário