O projeto Casa Sorriso, promovido pela Adolescere – Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente, foi um dos 24 premiados dos prémios BPI “La Caixa” Infância 2019, que se encontra na 1ª edição, para melhorar a vida de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade.

A entrega do prémio feita por António Barreto, presidente júri e Artur Santos Silva, presidente honorário do BPI e curador da Fundação “la Caixa, vem reconhecer o carácter pioneiro e inovador da Casa Sorriso e atribuíram uma verba de 40.000,00 euros para apoio ao desenvolvimento da resposta. A Casa Sorriso pretende responder às necessidades de um público-alvo específico, mas muito representativo, que são as crianças filhas de famílias vulneráveis e expostas ao risco psicossocial por estas exercerem atividades laborais com horários atípicos.

A Casa Sorriso será localizada em Braga, contando com a parceria da Freguesia de Santa Lucrécia de Algeriz e Navarra, em espaço com bons equipamentos complementares à resposta (jardim de infância, equipamentos desportivos e entidades parceiras), contando ainda com o apoio manifesto da empresa Webhelp, Fundação Shared (França) e da Câmara Municipal de Braga.

O projeto avança agora para uma uma nova fase de angariação de apoios de empresas e pessoas singulares que desejem contribuir para a requalificação do espaço, criando uma zona residencial, numa das alas do edifício e criação de copa, bem como de equipamentos e mobiliário necessário para a Casa Sorriso.

A Casa Sorriso deverá estar concluída no corrente ano e tem como objetivo transformar-se numa alternativa válida e viável a famílias sem retaguarda familiar e sem uma rede social formal ou informal de apoio, que lhes permita manter os seus filhos em segurança, no seu meio natural de vida e na escola, mantendo ao mesmo tempo os seus postos de trabalho.

Visa assim apoiar estas famílias a potencializar os recursos existentes na comunidade e tão necessários à permanência das crianças no seu seio familiar, prevenindo situações de risco e/ou perigo, nomeadamente absentismo/abandono escolar, negligência, exposição a comportamentos desviantes, abandono e outros, que poderão estar na origem da abertura de processos de promoção e proteção nos organismos responsáveis (CPCJ / Segurança Social) e que conduzam mesmo à sua retirada do seio familiar.

A Casa Sorriso, para além do acolhimento propõe também desenvolver e difundir outras atividades, dirigidas às crianças, adolescentes e às suas famílias, que sejam promotoras da igualdade de oportunidades, conduzindo-as à inclusão e à justa participação social.

Share

Deixe um comentário